«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 31 de março de 2009

JAMES JOYCE (DUBLIN 1882 - ZURIQUE 1941)

James Augustine Aloysius Joyce, era o mais velho de dez filhos, James Joyce nasceu numa abastada família católica, em Dublin. A família do seu pai, proveniente de Cork, era de ricos comerciantes, mas passado 10 anos o pai foi à falência e tornou-se um alcoólico. James estudou em instituições religiosas uma oferta dos jesuítas , na esperança que James tivesse vocação e se juntaria à Companhia de Jesus, mas Joyce, rejeitou o catolicismo aos dezasseis, embora a filosofia de Tomás de Aquino permanecesse como uma de suas fortes influências por toda a sua vida. Matriculou-se na Universidade e estudou línguas modernas, especificamente inglês, francês e italiano e envolveu-se nos círculos literários e teatrais, publicando alguns artigos e escrevendo peças, que se perderam.
Joyce foi para Paris em 1902, para estudar medicina (na época, havia também um efervescente movimento artístico em Montparnasse e Montmartre). Em 1903, retornou à Irlanda, pois a sua mãe morria de câncer. Procurou manter-se como jornalista e professor particular e escreveu, Um Retrato do Artista, um ensaio-narrativa sobre estética, mas a obra foi recusada. A seguir publicou a sátira desaforada, O Santo Ofício, na qual se proclamava superior a muitos membros proeminentes da Renascença Céltica e afirma a sua herança linguística inglesa.
Ainda em 1904 ele conheceu Nora Barnacle, uma jovem do Condado de Galway, que trabalhava como camareira e viria a ser a sua companheira de toda a vida. Joyce escolheu o dia 16 de Junho, para ser imortalizado com a sua obra, Ulisses, porque foi nesse dia em que fez sexo pela primeira vez com Nora, à época uma jovem virgem de vinte anos, apesar de a imprensa irlandesa publicar que nesse dia eles "caminharam juntos" pela primeira vez. Na verdade, Nora teve medo de completar o coito e o masturbou "com os olhos de uma santa", como Joyce relatou em uma carta em que relembrou o acontecido.
Joyce ainda permaneceu em Dublin por um tempo, bebendo bastante e morou com um estudante de medicina, mas depois zangaram-se num bordel e envolveram-se numa briga. James foi resgatado, por um amigo do pai, que será o modelo para Leopold Bloom, o herói de Ulisses.
Pouco depois, foge com Nora. O casal parte em exílio auto-imposto, indo primeiro para Pula (hoje na Croácia) e depois Trieste (Itália), ambas então na Áustria-Hungria, para ensinar inglês na escola Berlitz. Joyce passou a maior parte das décadas seguintes no Continente. Aí nasceriam seus filhos Giorgio (1905) e Lucia (1907).
Joyce publicou, em 1907, Música de Câmara (Chamber Music) (baptizada, segundo ele afirmou, a partir do som de urina num penico) uma antologia de 36 poemas líricos curtos. A obra, inspirada na poesia do período elisabetano, foi incluída na Antologia Imagista, editada por Ezra Pound, que mostraria ser como um defensor de Joyce por mais de uma década.
Em visitas a Dublin, abriu o primeiro cinema da cidade, mas fracassou; depois, desentende-se com um editor sobre sua nova obra, e publica contra ele, no mesmo ano,
Gás de um Bico (Gas from a Burner).
A obra que Joyce queria fazer sair em sua cidade natal era uma série de quinze contos sobre a cidade e a vida de seus habitantes. Os contos são uma análise penetrante da estagnação e paralisia da sociedade de Dublin. Incorporam epifanias, uma palavra usada particularmente por Joyce, que para ele significava uma súbita consciência da "alma" de algo.
Apesar de seu interesse por teatro desde a juventude, Joyce publicou apenas uma peça, Exilados, iniciada em Trieste, logo após a erupção da Primeira Guerra Mundial. Um estudo da relação marido-mulher, a peça conecta-se com a obra anterior, "Os Mortos" (o último conto de Gente de Dublin) e com a posterior, Ulisses.
Começada a guerra, a permanência dos Joyce em território austro-húngaro torna-se impossível, já que eram cidadãos britânicos, portanto, inimigos. Assim, Joyce e Nora mudam-se para a neutra Suíça e estabelecem-se em Zurique.
Eventos importantes da primeira estadia suíça de Joyce são: a publicação de Exilados, a continuidade da composição de Ulisses, a primeira crise de iridite, que iria piorando a sua visão ao longo das décadas, e a publicação de seu primeiro romance, Retrato do Artista Quando Jovem. O Retrato é uma recriação completa do romance abandonado "Stephen Herói". Autobiográfico em larga medida, o romance mostra a obtenção de maturidade e auto-consciência de um jovem inteligente. Neste romance, é possível vislumbrar técnicas posteriores do escritor, no uso do monólogo interior e na maior preocupação com o psíquico em relação à realidade externa. Além disso, a linguagem desenvolve-se ao longo do livro, conforme o personagem cresce, amadurece e torna-se capaz de narrar o seu mundo de uma maneira mais sofisticada.
Finda a guerra, Joyce retornou a Paris onde, excepto por duas visitas à Irlanda, permaneceu pelos vinte anos seguintes. Em Paris Joyce fez diversas operações aos olhos, conclui suas duas maiores obras, obtendo amplo reconhecimento por Ulisses e reacções diversas pelo Finnegans Wake, e tornou-se uma referência para os modernistas de língua inglesa, especialmente jovens irlandeses como Samuel Beckett. É também durante este período, que James e Nora se casam, em Londres. Joyce publicou, o seu segundo livro de poesia, Poemas, um Tostão Cada. Escreve também, Ecce Puer, sobre dois eventos próximos, a morte de seu pai e o nascimento do seu neto. Publica-os, juntamente com a demais obra poética, em Collected Poems (Poesia reunida), em 1936.
Graças a Ezra Pound, trechos do romance, Ulisses, começaram a ser publicados, mas houve problemas com a censura norte-americana e os editores foram condenados por publicar obscenidades, o que interrompeu a publicação serial do romance. O livro permaneceu proibido nos EUA até 1933. As publicações em França e Inglaterra também tiveram problemas e foram confiscadas.
Com a erupção da Segunda Guerra Mundial, Joyce teve de deixar Paris e por fim voltou a Zurique, quase cego, em 1940. No começo do ano seguinte, morreu de úlcera duodenal perfurada e peritonite generalizada, durante uma operação para salvar a sua vida . Está enterrado no Cemitério de Fluntern, naquela cidade, junto com Nora.
Celebra-se anualmente a vida de Joyce no dia 16 de Junho, o Bloomsday, em Dublin e num número cada vez maior de cidades ao redor do mundo.

Sem comentários: