«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 18 de março de 2009

RANIA al-ABDULLAH (1970-)


Rania al-Yasin (nome de solteira), nasceu na Cidade do Kwait, no seio de uma família palestiniana oriunda da Cisjordânia, que se mudou para o Kuwait, à procura de melhores condições de vida. Recebeu uma educação ocidental no Kuwait, tendo se formado em administração de empresas pela American University do Cairo. Devido à invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein em , Rania e a sua família mudaram-se para a Jordânia, onde começou por trabalhar num banco; de seguida, Rania trabalhou na empresa Apple Computer. Em 1993 durante um jantar conheceu o príncipe Abdullah II bin al-Hussein, filho do rei Hussein, com o qual casou no mesmo ano.
Duas semanas antes de falecer, o rei Hussein da Jordânia decidiu destituir o seu irmão Hassan ibn Tallal do título de herdeiro, transferindo a dignidade para o seu filho Abdullah. Em 1999, Abdullah foi coroado como rei da Jordânia e Rania como rainha. Têm 4 filhos.
Rania tem desenvolvido um trabalho junto de crianças e mulheres pobres da Jordânia, através de instituições como a
River Jordan Foundation e a Dar al-Aman.
Recentemente estiveram em Portugal, onde a Rainha Rania juntamente com Jorge Sampaio, recebeu um prémio, pelo trabalho desenvolvido a bem da humanidade.


Rania é uma mulher preocupada com próximo, uma pessoa de grande cultura e uma pessoa com muito «charme», a Jordânia só tem beneficiado com tudo aquilo que ela é e tem feito.

Sem comentários: