«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 22 de março de 2009

ALDEIA DO FAJÃO

























Fajão ainda é conhecida pelos «Contos do Fajão». Placas de xisto estão distribuídas pela aldeia, alusivas a essas histórias de um juiz, que proferia as suas sentenças por intermédio de parábolas antigas.
UM DESSES CONTOS: Estava a decorrer um julgamento no tribunal de Fajão, e a certa altura uma testemunha fez o seu depoimento e rematou: Isto é que é a verdade.O Juiz, ao ouvir falar em verdade, perguntou ao Delegado e ao Escrivão o que era aquilo, a verdade. Afinal, ninguém ali sabia o que era : só sabiam que era uma coisa que vinha de Coimbra.
Encarregaram então o oficial de diligências de ir a Coimbra buscar a verdade.
Ele foi, levou um grande pote para o trazer cheio de verdade, e quando chegou à entrada de Coimbra, ali por alturas do Calhabé, perguntou onde era a Universidade, pois lhe pareceu que na Universidade é que encontraria verdade com fartura.Calhou passarem por ali uns estudantes, e ao verem aquele serrano de carapuça e tamancos abertos, vestido de burel, a perguntar onde era a Universidade, para lá ir buscar a verdade, logo acudiram dizendo: Deixe cá isso connosco, e amanhã às tantas horas esteja aqui, que nós trazemos o pote cheio de verdade.
O homem concordou e entregou-lhes o pote. «Aqui está o pote cheio de verdade. O senhor leve-o com muito cuidado, e não o abra nem o deixe abrir senão quando chegar a Fajão, e diante do Sr. Juiz e das autoridades da vila, porque a verdade é uma coisa muito fina, evapora-se com muita facilidade».
O oficial de diligências, todo satisfeito, lá foi para Fajão com o pote da verdade. - «Parece que é merda!...», disse ele.E o oficial de diligências respondeu: - «É verdade!» Seguidamente todos cheiraram, e todos diziam: «Realmente parece que é merda».Mas o homem respondia sempre: - «É verdade!» .

Sem comentários: