«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 12 de março de 2009

O WRESTLER

REALIZAÇÃO: DARREN ARNOFSKY
INTERPRETAÇÃO: MARISA TOMEI E MICKEY ROURKE
O filme mostra o que é o wrestler, um desporto para brutos, constituído por uma parte teatral e outra violenta, para acentuar o espectáculo.
Nesse meio vive Randy «The Ram», uma antiga estrela da modalidade, que está em declínio. Vive numa caravana, trabalha algum tempo num supermercado, é um homem só, com uma inclinação por uma stripper e que descobre tarde que tem uma filha, a que nunca ligou. Esporadicamente faz alguns combates em pequenos recintos, até ter um enfarte, que vai motivar, que nunca mais possa combater. Tenta reconquistar a filha, mas falha e desesperado por não se integrar na sociedade, faz um último e fatal combate.



MICKEY ROURKE (Philip Andre Rourke Jr. - Nova Iorque, 1952), tem realmente uma interpretação superlativa. O filme foi bastante elogiado nos festivais em que passou, ganhou o Leão de Ouro de melhor filme, no Festival de Veneza, pela sua extraordinária actuação, recebeu o Bafta (o Óscar britânico) e vários prémios de importantes associações de críticos de cinema, como as de Washington. Também ganhou o Globo de Ouro de melhor actor de 2008 e perdeu o prémio de melhor actor do Óscar 2009, para Sean Penn.
A estreia de Rourke, foi num pequeno papel no filme 1941, de Steven Spielberg, mas actuações noutros filmes, transformaram-no num dos actores mais conhecidos da sua geração. Após o auge nos anos 80, a sua carreira seria eclipsada por decisões excêntricas (como por exemplo dedicar-se ao boxe profissional e meter-se numa vida muito excêntrica, que ficou bem marcada fisicamente). Rourke voltou ao cinema em 1995. Em 2005 foi convidado para fazer o filme «Sin City» e em 2008, O WRESTLER.

FILMES QUE VI, com este actor: Sin City, Wild Orchid, Barfly, Nine 1/2 Weeks, Year of the Dragon, Rumble Fish e 1941.

Sem comentários: