«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 8 de março de 2009

ZEUS REI DOS DEUSES GREGOS

Zeus e Hera - Pintor INGRES

Na mitologia grega, Zeus era deus supremo do céu e da Terra, senhor do Olimpo. Filho mais novo dos titãs Cronos e Réia. Irmão de: Posídon, Hades, e Hera. Era casado com Hera, e pai de diversos deuses, como Atena, Artemis, Apolo e Afrodite.
Zeus sempre foi considerado o deus do tempo, com raios, trovões, chuvas e tempestades. Mais tarde, foi associado à justiça e à lei. Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, como a estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os jogos olímpicos eram realizados em sua honra.
Durante muito tempo quem governou a Terra foi Urano (o Céu). Até que foi destronado por Cronos, filho de Urano e pai de Zeus. Então Urano profetizou que Cronos também seria destronado, por um de seus filhos.
Cronos era casado com Réia e quando os seus filhos nasciam, devorava-os. Assim aconteceu com Hera, Hades, Posídon, Héstia e Demeter. Quando nasceu o sexto filho, Réia decidiu salvá-lo, com a ajuda de Gaia (a Terra), que não gostava de Cronos, porque ele tinha aprisionado os Hecatônquiros no Tártaro, temendo o seu poder, esses gigantes possuíam cem braços e cinquenta cabeças.
Gaia levou Réia, para parir secretamente, na Caverna de Dicte em Creta. Lá Reia deu à luz Zeus, que ficou aos cuidados de Gaia e das Ninfas da Floresta, Zeus cresceu alimentado pela cabra Amalteia. Quando ela morreu, usou a sua pele, para fazer um escudo conhecido por Égide. Réia retornou ao Palácio de Cronos e enrolou em panos uma pedra e fingiu um parto, depois deu ao seu marido esse embrulho e ele o engoliu, pensando ser o sexto filho.
Zeus, quando chegou à idade adulta enfrentou o pai, disfarçou-se de viajante, dando a Cronos uma bebida que o fez vomitar todos os filhos, que tinha devorado, agora adultos. Após libertar os irmãos, iniciou a guerra Titanomaquia. Cronos, procurou seus irmãos para enfrentar os rebeldes, que se reuniram no Olimpo. A guerra durou 100 anos, até que seguindo um conselho de Gaia, Zeus libertou os Hecatônquiros, então os deuses olímpicos venceram e aprisionaram os titãs no Tártaro. Foi partilhado o universo, Zeus ficou com o céu e a Terra, Posídon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos.
ZEUS casou várias vezes:
-Com Métis, a deusa da prudência, quando Métis estava grávida de Atena, Gaia profetizou que esse filho iria destronar o pai. Zeus, ficou receoso e disse a Métis para se metamorfosearem e Métis transformou-se em mosca, que Zeus logo engoliu, isso não adiantou nada, porque a cabeça de Zeus cresceu assustadoramente e Atena nasceu adulta da cabeça de Zeus, a profecia de Gaia estava errada.
Com Têmis - A segunda esposa de Zeus, uma titã, deusa da justiça.
Com Hera - O matrimónio com Têmis acabou e Zeus casou finalmente, com a sua irmã Hera. Apesar de casado, Zeus tinha inúmeras amantes. Usava dos mais diferentes artifícios de sedução, como a metamorfose, sendo dois dos mais famosos o cisne de Leda e o touro de Europa. Assim teve muitos filhos ilegítimos com deusas e mortais, que se tornaram proeminentes na mitologia grega; Heracles e Helena, por exemplo.
Filhos- Com Hera, Zeus foi pai de Hefesto, deus do fogo; Hebe, deusa da juventude; Ares, deus da guerra e Ilítia deusa dos partos. Antes de desposar Hera, foi pai de Atena, com sua primeira esposa Métis, e com sua irmã Deméter, teve Perséfone. Zeus era casado com Hera, mas como todos os deuses gostava também de Afrodite.

Sem comentários: