«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 8 de março de 2009

MYSTIC RIVER

Realização: CLINT EASTWOOD
Intérpretes: SEAN PENN, TIM ROBBINS, KEVIN BACON e outros.

Parece um policial, mas é um filme sobre a condição humana, sobre três rapazes que brincam na rua. Um deles, Dave, tem em rapaz uma experiência traumatizante e marcante, é levado num carro por pedófilos e está 4 dias fechado, até conseguir fugir. Os três tomam rumos diferentes e só se vão encontrar mais tarde, devido à morte violenta da filha de um deles, Jimmy. Os três encontram-se, porque um deles é polícia e Dave mora perto de Jimmy. Eastwood, durante grande parte do filme, motiva ao espectador a uma análise sobre as personagens, na sua forma muito peculiar: pausada, calma, por vezes poética. Dave, começa a delinear-se como o assassino, o seu comportamento sempre fixado no que lhe aconteceu em miúdo, torna-o uma pessoa estranha, muito introvertido. O filme é sombrio, a fotografia está de acordo com a temática e a direcção de actores é excelente.
Na noite em que Kate aparece morta, Dave tinha chegado a casa todo ensanguentado às três da manhã, disse à mulher que tinha sido assaltado e que possivelmente tinha matado o ladrão. A mulher espera, que a notícia apareça no dia seguinte, mas a notícia é a morte de Kate, no desenrolar do filme as suspeitas vou caindo sobre Dave e Jimmy acaba por o matar. Dave não foi o assassino de Kate, Dave tinha morto um pedófilo, que apanhou durante aquela noite a abusar de um rapaz e meteu-o na mala do seu carro, Kate foi morta por dois rapazes, um deles irmão do namorado de Kate. Obviamente que o filme tem muitas «nuances», isto é só uma síntese.

Sem comentários: