«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 16 de março de 2009

C.V. GHEORGHIU - A 25ª. HORA

Há romances, que foram adaptados ao cinema e que motivam que se leia e veja o filme ou se veja o filme e se leia o livro. Entre vários casos, este é um caso.

Do escritor, Virgil Gheorghiu, escritor romeno, sei pouco, só sei mesmo que escreveu o famoso romance sobre a 2ª Guerra Mundial, intitulado a "25ª hora". Num dos episódios do livro é narrado os julgamentos ocorridos num campo de concentração, em que as perguntas dirigidas aos prisioneiros, eram sempre as mesmas e quaisquer que fossem as respostas, a decisão proferida era rigorosamente igual. Sugeriu, então, a personagem desse episódio, que a solução ideal seria, permitir que os prisioneiros fossem inquiridos por uma máquina, que já teria a condenação gravada, pois o que menos importava, naqueles interrogatórios, era a defesa dos acusados. UM LIVRO QUE QUERO RELER.

Sem comentários: