«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 7 de março de 2009

HERBERTO HÉLDER (FUNCHAL-1930)

É considerado um dos mais originais poetas vivos, porque em torno de si paira uma atmosfera algo misteriosa, uma vez que se recusa a receber prémios e se nega a dar entrevistas. Em 1994 foi o vencedor do Prémio Pessoa, que recusou. A sua escrita começou por se situar no âmbito de um surrealismo tardio. Escreveu "Os Passos em Volta", um livro de ficção, que através de vários contos, sugere as viagens deambulatórias de uma personagem, por entre cidades e quotidianos, colocando ao mesmo tempo incertezas acerca da identidade própria de cada ser humano; "Photomaton e Vox", um conjunto de ensaios e textos e também de vários poemas e "Poesia Toda", uma antologia pessoal dos seus livros de poesia, que tem sido depurada ao longo dos anos. Estes são os seus livros mais relevantes, porque escreveu vários livros de poesia e ficção. A crítica literária encontra na sua linguagem poética uma mística especial.
Li a antologia «POESIA TODA».

Herberto Hélder de Oliveira tem ascendência judaica. Frequentou a Faculdade de Letras em Coimbra. Depois trabalhou em Lisboa como jornalista, bibliotecário, tradutor e apresentador de programas de rádio. Viajou por diversos países da Europa, realizando trabalhos, sem nenhuma relação com a literatura e foi director de uma revista em Angola, onde sofreu um acidente grave.
É pai de Daniel Oliveira, comentador bem conhecido da televisão.

Sem comentários: