«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 5 de março de 2009

AFRODITE (VÉNUS PARA OS ROMANOS) DEUSA DA BELEZA E DO AMOR

Existem várias versões sobre a Afrodite. A versão de Homero é que Dione é mãe de Afrodite e Zeus o pai. Após destronar Cronos, Zeus ficou ressentido, porque Afrodite tinha um grande poder de sedução e todos os deuses brigavam por causa dela e ela desprezava-os a todos. Para se vingar fez com que Afrodite casá-se com Hefesto, (segundo Homero, Afrodite e Hefesto amavam-se, mas pela falta de atenção, Afrodite começou a trair o marido para a valorizar). Hefesto cobriu Afrodite, com as melhores jóias do mundo, inclusive um cinto mágico de ouro, entrelaçado com filigranas mágicas. Isso não foi muito sábio da sua parte, porque quando Afrodite usava esse cinto mágico, ninguém conseguia resistir aos seus encantos.
Alguns dos seus filhos são Hermafrodito, Eros, Anteros, Fobos, Deimos, Harmonia, Himeneu, Príapo e Enéias. Os diversos filhos de Afrodite mostraram o seu domínio, sobre as mais diversas faces do amor e da paixão humana. Afrodite sempre amou a alegria e a sedução e nunca se satisfez em ser a esposa caseira de Hefesto. Afrodite amou e foi amada por muitos deuses e mortais. Dentre seus amantes mortais, os mais famosos foram Anquises e Adônis.
Na mitologia grega, Afrodite era acompanhada pelas Graças. Seus nomes eram Aglae ("A Brilhante", "O Esplendor"), Tália ("A Verdejante") e Eufrosina ("Alegria da Alma")
As suas festas eram chamadas de afrodisíacas e eram celebradas por toda a Grécia. Suas sacerdotisas, eram prostitutas sagradas, que representavam a Deusa e o sexo.
Com o passar do tempo, e com a substituição da religiosidade para patriarcal, Afrodite passou a ser vista como uma Deusa frívola e promiscua, como resultado de sua sexualidade liberal.

Sem comentários: