«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 1 de março de 2009

PERSEU - HERÓI MÍTICO GREGO


Perseu era filho de Zeus (rei dos deuses) e de Danae, filha mortal do rei de Argos. Perseu e sua mãe foram banidos pelo avô, Acrísio, que temia a profecia de que seria assassinado pelo neto, que os meteu numa embarcação-caixão.
Protegida por Zeus a embarcação chegou a ilha de Serifo, onde foi encontrada pelo pescador, Díctis, com quem ficaram a viver anos. Um dia, o rei Polidectes, quando passava pela casa de seu irmão resolveu visitá-lo. Ao ver Danae, apaixonou-se e quis com ela. Perseu tornou-se um grande homem, forte, ambicioso, corajoso, aventureiro e protector da mãe. Polidectes, com medo da ambição de Perseu ao trono, propôs um torneio, no qual o vencedor, seria quem trouxesse a cabeça da Medusa (um monstro que não se podia olhar nos olhos), e o instinto aventureiro de Perseu não o deixou recusar.
Foi o vitorioso graças à ajuda dos deuses, Atena e Hermes. Atena deu-lhe um escudo e Hermes deu-lhe as suas sandálias aladas, dois objectos que foram definitivos para a vitória de Perseu.
Perseu, guiado pelo reflexo do escudo, derrotou-a cortando a sua cabeça, que ofereceu à deusa Atena. De regresso a casa, matou um terrível monstro marinho e libertou a linda Andrômeda, com quem se casou. Conforme a profecia, Perseu acabou assassinando o avô durante uma competição desportiva de lançamento de discos, acertando acidentalmente no avô. Apesar disso Perseu recusou-se a governar Argos e governou Tirinto e Micenas, estabelecendo uma família cujos descendentes incluíam Hércules.

Sem comentários: