«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 3 de março de 2009

TESEU - HERÓI GREGO [CONTINUANDO]

Segundo as lendas, Teseu era filho de Egeu, e de Etra. Egeu, reinava em Atenas e não tinha descendentes. Tinha no entanto 50 sobrinhos, os palântidas, que esperavam pacientemente a sua morte. Egeu uniu-se a Etra e disse-lhe, que se nascesse um menino, só revelasse ao filho quem era seu pai, quando ele tivesse forças para pegar a espada e as sandálias, que ele escondera sob uma enorme pedra. Nasceu um menino e aos dezasseis anos o seu vigor físico era tão impressionante, que Etra contou-lhe quem era o pai. Teseu pegou na espada e nas sandálias e dirigiu-se para Atenas, pelo caminho teve heróicas aventuras. Quando Teseu chegou a Atenas, o rei Egeu não sabia que ele era seu filho. Medeia, já estava instalada no palácio real, depois de fugir de Corinto, após o assassinato de 4 pessoas, inclusive os seus dois filhos e sabendo quem era Teseu, convenceu o pai a matar o forasteiro. Colocou veneno no vinho e ofereceu ao visitante. Teseu tirou a espada para beber e Egeu reconheceu-a, evitando assim a sua morte. Medeia mais uma vez foi expulsa de um reino. Ao tomar conhecimento que seus primos, queriam tirar o trono ao pai, Teseu matou-os.
Egeu, queria matar o touro de Creta, e enviou o jovem Androgeu, que era filho de Minos, rei de Creta. Como o jovem morreu ao tentar matar o touro, o seu pai Minos declarou guerra a Atenas, da qual saiu vencedor. Perante a derrota, o rei Minos decidiu cobrar uma taxa a cada nove anos. A taxa consistia, em 7 rapazes e 7 moças atenienses, que deveriam ser enviadas para Creta, onde seriam colocados no labirinto, para serem devorados pelo seu filho monstruoso, o Minotauro. Na terceira remessa de jovens, Teseu estava presente e resolveu intervir no problema. Entrou no lugar de um jovem e partiu para Creta, para entrar no Labirinto. O pai deu-lhe velas brancas, para o regresso, que significavam que tinha comprido a missão. A filha de Minos, Ariadne, apaixonou-se por Teseu e combinou com ele um meio de encontrar a saída do terrível labirinto. Um meio bastante simples: apenas um novelo de lã. Ariadne ficaria à entrada do palácio, segurando o novelo, que Teseu iria desenrolando à medida que fosse avançando pelo labirinto. Para voltar ao ponto de partida, teria que ir seguindo o fio. Teseu matou o monstro, com um só golpe na cabeça.
No regresso a Atenas, esqueceu-se de colocar as velas brancas e Egeu, imaginando o pior, matou-se. Teseu subiu ao trono, mas acabou por partir à procura de novas aventuras, entre elas liderou uma luta contra as Amazonas, para casar com a Amazona Antíope, que depois abandonou, para casar com Fedra, irmã de Ariadne. Regressou a Atenas, mas cansado resolveu ir para a ilha de Ciros. Licomedes, o rei de Ciros, sentindo-se ameaçado, matou o herói.
[Esta lenda, que tem sido objecto de investigações dos historiadores, parece indicar que Atenas, durante muito tempo, esteve dominada pelos reis de Creta, que lhe exigiam pesados tributos. O episódio de Teseu e do Minotauro, indicia uma revolução, que libertou os atenienses. Escavações realizadas na ilha de Creta, revelaram a existência de um grande palácio, cheio de labirintos.

Sem comentários: