«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 5 de março de 2009

NUNO ÁLVARES PEREIRA (1360-1431)

Nuno Álvares Pereira ou Santo Condestável ou Beato Nuno de Santa Maria ou simplesmente Nun'Álvares, foi uma personalidade importante na História de Portugal, isto é inquestionável!

Quando o Rei Fernando de Portugal morreu em 1383, sem herdeiros a não ser a princesa Beatriz, casada com o rei João I de Castela, Álvares Pereira, foi um dos primeiros nobres a apoiar as pretensões do Mestre de Avis à coroa. Apesar de ser filho ilegítimo, de Pedro I, João era preferível à perda da independência. Depois da primeira vitória de Álvares Pereira, frente aos castelhanos na batalha dos Atoleiros em 1384, o Mestre de Avis nomeou-o, Condestável de Portugal e Conde de Ourém.
A 6 de Abril de 1385, o Mestre de Avis, foi reconhecido pelas cortes, reunidas em Coimbra, como Rei de Portugal. Esta posição de força portuguesa, desencadeou uma resposta brutal de Castela. João de Castela invadiu Portugal, com o objectivo de proteger os interesses da sua mulher ao trono em Portugal. A 14 de Agosto, Álvares Pereira mostrou o seu génio militar, ao vencer a batalha de Aljubarrota, à frente de um pequeno exército de 6,000 portugueses e aliados ingleses, contra 30,000 militares castelhanos. A batalha foi decisiva para acabar com a instabilidade política e para consolidar a independência de Portugal. Finda a ameaça castelhana, Nuno Álvares Pereira, permaneceu como Condestável do reino e tornou-se Conde de Arraiolos e Barcelos. Entre 1385 e 1390, ano da morte de João de Castela, dedicou-se a realizar ataques contra a fronteira de Castela, com o objectivo de dissuadir o país vizinho a atacar Portugal.
Após a morte da sua mulher, Álvares Pereira, tornou-se carmelita (entrou na Ordem em 1423, no Convento do Carmo, que fundara como cumprimento de um voto) tinha então 63 anos, aí permaneceu até à morte, ocorrida em 1431.
Beatificação e Canonização - Nuno Álvares Pereira foi beatificado em 23 de Janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV. O processo de canonização foi iniciado em 1940, tendo sido interrompido posteriormente. Em 2004 foi reiniciado. No Consistório de 21 de Fevereiro de 2009, o Papa Bento XVI anunciou para 26 de Abril de 2009, a canonização do Beato Nuno de Santa Maria, juntamente com 4 outros novos santos.

[Li o artigo de Manuel António Pina, no JN e estou absolutamente de acordo. Diz ele: O Vaticano anunciou nova fornada de santos, entre eles Nuno Álvares Pereira, a quem se atribui a cura do olho esquerdo a uma velhinha que estava a fritar peixe. Prossegue descrevendo os muitos «milagres», que aparecem por cá, enriquecimento ilícito, falcatruas, corrupção e termina, dizendo: E o milagre da falta de recursos humanos para investigar os milagres? E o suavíssimo milagre da recusa do PS em criminalizar o enriquecimento ilícito? ]

[Por outro lado isto de canonizar santos nos tempos de hoje, é um perfeito absurdo, que acontecesse na Idade Média, vá que não vá, eram outros tempos, agora voltam a caminhar para o obscuro! Será que as pessoas acreditam em santos e milagres? E quem seria santo presentemente?]

Sem comentários: