«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 6 de março de 2009

SÓCRATES (470-399 a.C.)

Filósofo ateniense, um dos mais importantes da tradição filosófica ocidental e um dos fundadores da Filosofia. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates encontram-se em Platão, Xenofonte e Aristóteles, já que Sócrates não deixou nada, tudo foi transmitido oralmente, com certeza ao seu principal discípulo, Platão. Os diálogos de Platão retratam Sócrates, como mestre e homem piedoso, que foi executado por impiedade. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia via o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se a reflectir sobre as ideias dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação a seus próprios filhos.
O julgamento e a execução de Sócrates, são eventos centrais da obra de Platão. Sócrates admitiu que poderia ter evitado a sua condenação (beber o veneno chamado cicuta), se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois da sua condenação, ele poderia ter evitado a sua morte, se tivesse escapado com a ajuda de amigos. A razão para a sua cooperação com a justiça da polis e com seus próprios valores, mostra uma valiosa faceta da sua filosofia.
Sócrates casou-se com Xântipe, que era bem mais jovem que ele, e teve três filhos. Foi criticado por ter abandonado os filhos, quando recusou fugir, antes de sua execução. Não se sabe ao certo qual o trabalho de Sócrates, se é que houve outro além da Filosofia. De acordo com algumas fontes, Sócrates aprendeu a profissão de oleiro com o seu pai. Sócrates declarou, que se dedicava àquilo que ele considerava a arte ou ocupação mais importante: o parto das ideias. Platão afirma que Sócrates, era pobre, não recebia pagamento pelas suas aulas. Várias fontes, mencionam que Sócrates tinha servido no exército, em várias batalhas. Sócrates compara o seu período no serviço militar, com os seus problemas no tribunal e diz que qualquer pessoa no júri, que imagine que ele deveria retirar-se da filosofia, deveria também imaginar, que os soldados devessem bater em retirada, quando era provável que pudessem morrer numa batalha.

IDEIAS FILOSÓFICAS - As crenças de Sócrates e as de Platão, são difíceis de discernir. Há poucas diferenças. Se algo pode ser dito sobre as ideias de Sócrates, é que ele foi moralmente, intelectualmente e filosoficamente diferente, de seus contemporâneos atenienses. Quando estava a ser julgado por heresia e por corromper a juventude, usou um método para demonstrar as crenças erróneas dos seus julgadores. Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, num certo momento da sua vida, uma missão especial do deus Apolo, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo". Sócrates também duvidava da ideia sofista de que a virtude, podia ser ensinada. Acreditava que a moral é uma questão de inspiração e não de parentesco, pois pais moralmente perfeitos, não tinham filhos semelhantes a eles.

CONHECIMENTO - Sócrates sempre dizia que a sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os actos errados eram consequência da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. A intenção era levar as pessoas a se sentirem ignorantes, problematizava que alguém se podia considerar dentro da verdade. De tanto questionar, principalmente os sábios, teve bastantes inimigos.

VIRTUDE – Sócrates acreditava, que a melhor maneira para as pessoas viverem, era concentrarem-se no seu próprio desenvolvimento, em vez de procurar a riqueza material. Incitava a se concentrarem na amizade e num sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de crescerem como uma população. As suas acções são provas disso: ao fim da sua vida, aceitou a sua sentença de morte quando todos acreditavam que fugiria de Atenas, pois acreditava que não podia fugir de sua comunidade. Acreditava que os seres humanos possuíam certas virtudes, tanto filosóficas quanto intelectuais. Dizia que, a virtude era a mais importante de todas as coisas.

POLÍTICA - Diz-se que Sócrates, acreditava que as ideias pertenciam a um mundo, que somente os sábios conseguiam entender. O filósofo seria o perfeito governante para um Estado. Opunha-se à democracia aristocrática, que era praticada em Atenas.

Sem comentários: