«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 18 de abril de 2009

CULTURA RUSSA

Gosto bastante da Cultura Russa, antes e depois da Revolução bolchevique. Aprecio muito alguns músicos russos, como Tchaikovski, Rachmaninov, Prokofiev, Musorski, Schotakovich, Korsakov, entre outros, assim como aprecio pintores, como: Malevich, Kandinsky, Somov, Aivazouskii e aprecio de especial maneira a literatura russa, embora conheça melhor determinados escritores, do que outros. Já aqui referi alguns dos escritores que li, geralmente fui lendo, baseando-me nas indicações dadas pelas revistas literárias e como há muito para ler, comprava um livro ou outro, para conhecer o género de cada autor, isso só não aconteceu com Dostoiesvky, que ao ler o primeiro livro que comprei, fiquei de tal modo apaixonada, que depois comprei quase todos os seus livros. Isso também aconteceu com outros escritores de outras nacionalidades.
De Gogol, Tchekov, Gorki e Bulgarov não li muita coisa. De Gogol li a peça de teatro, O Inspector Geral, conheço a história de o Nariz, adaptada a ópera por Schostakovich e vi no teatro, Os Pequenos Burgueses. De Tchekov li um livro de contos e vi algumas peças que escreveu, não só no teatro como no cinema, como: Platonov, A Gaivota, O Tio Vânia, As Três Irmãs e O Jardim dos Cerejais. De Gorky li, A Mãe, alguém meu amigo disse-me que eu devia ler esse livro, eram tempos de revolução e obviamente que me impressionou bastante. De Bulgarov li, O Mestre e Margarida, um livro absolutamente insólito.

Sem comentários: