«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 30 de abril de 2009

MÁRIO CESARINY (1923-2006)









Mário Cesariny de Vasconcelos, nasceu e morreu em Lisboa - pintor e poeta, considerado o principal representante do surrealismo português.
Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça. Durante a sua estadia em Paris em 1947, frequentou a Académie de la Grande Chaumière. Foi em Paris que conheceu André Breton, cuja influência o leva a criar no mesmo ano o Grupo Surrealista de Lisboa, juntamente com figuras como António Pedro, José Augusto França, Cândido Costa Pinto, Vespeira, Moniz Pereira e Alexandre O´Neill. Este grupo surgiu como forma de protesto contra o regime político vigente e contra o neo-realismo. Mais tarde, fundou o anti-grupo (dissidente),"Os Surrealistas" do qual faziam parte entre outros: António Maria Lisboa, Risques Pereira, Cruzeiro Seixas, Pedro Oom, Fernando José Francisco e Mário Henrique Leiria.
Mário Cesariny adoptou uma atitude estética de constante experimentação nas suas obras e praticou uma técnica de escrita e de (des) pintura amplamente divulgada entre os surrealistas. Introduziu também a técnica designada “cadáver esquisito”, que consiste na construção de uma obra por três ou quatro pessoas, num trabalho em cadeia criativa em que cada um dá continuidade, em tempo real, à criatividade do anterior, conhecendo apenas parte do que este fez.
Algumas obras de poesia, que eu conheço: Corpo Visível; Manual de Prestidigitação; Pena Capital.

Sem comentários: