«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 22 de abril de 2009

IRVIN SHAW (1913-1984)


Prolífico dramaturgo, roteirista e autor de bestsellers internacionais, dos quais o mais conhecido é The Young Lions (1948), um dos mais famosos romances sobre a Segunda Guerra Mundial. Os críticos, consideram Shaw um magistral contador de histórias, mas também considerou, que a sua ficção comercial afectou a sua reputação. Irwin Shaw nasceu (Irwin Gilbert Shamforoff) no Bronx, em Nova York. Estudou no Brooklyn College. Durante os anos de estudante, Shaw escrevia para o jornal da escola. Com 21 anos, Shaw começou a sua carreira como escritor, produzindo programas de rádio e shows e escrevendo guiões para o cinema e o teatro. Durante a II Guerra Mundial, serviu no exército. As experiências da guerra na Europa, foram a base para escrever o romance The Young Lions, que ganhou sucesso internacional. The Young Lions, foi adaptado ao cinema. Devido à caça às bruxas do McCarthyism, Shaw deixou os Estados Unidos, vivendo 25 anos na Europa em locais como Paris, a Riviera, Suíça e outros. Na Europa, escreveu vários bestsellers, incluindo Duas Semanas noutra Cidade, Noite em Byzantium e Homem Rico, Homem,Homem Pobre, que foi adaptado a uma série televisiva, com grande sucesso. Duas Semanas noutra Cidade, também teve uma versão cinematográfica, dirigido por Vincente Minelli.
Shaw recebeu vários prémios literários. Em 1976 deixou a França e teve uma dupla residência em Southampton, Long Island, e Klosters, na Suíça. Shaw morreu em 1984 em Davos, na Suíça.
LI: OS JOVENS LEÕES E DUAS SEMANAS NOUTRA CIDADE.

Sem comentários: