«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 16 de abril de 2009

TERESA BERGANZA


Teresa Berganza, nasceu em Madrid em 1935. É uma famosa mezzosoprano, admirada pela sua técnica e presença em palco. Berganza estudou piano e canto no Conservatório de Madrid e ganhou o primeiro prémio em canto.
Trabalhou no seu país e depois fez a sua carreira internacional, nos maiores teatros de ópera e trabalhando com os maiores cantores. Também se dedicou aos recitais, cantando canções espanholas, francesas, alemãs e russas.
Foi bastante homenageada no seu país, ganhou o Prémio Príncipe das Asturias das Artes, o Prémio Nacional de Música de Espanha e foi eleita membro da Real Academia de Belas Artes de São Fernando (primeira mulher a ser eleita). Em 1992, participou na cerimonia inaugural da Exposição Universal de Sevilla e nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Actualmente, Berganza é professora titular da Cátedra de Canto na Escola Superior de Música Rainha Sofia e faz mestrados em todo o mundo. O Conservatório de Madrid tem o seu nome.

Sem comentários: