«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 10 de abril de 2009

TESS

Roman Polanski, demonstra em "Tess» a sua sensibilidade. A fotografia é excepcional, na reconstituição de uma aldeia do interior da Inglaterra. Também merece destaque a banda sonora melancólica, para contar esta história triste. Este filme foi baseado no romance magnífico de Thomas Hardy. A história de Tess, é a história de uma adolescente, que nasce pobre com uma vida que decorre sempre ao contrário dos seus sentimentos. Ganhou o Cesar, por melhor filme e melhor Director.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Já vi vários filmes de Roman Polanski (Rajmund Roman Liebling), que nasceu em Paris em 1933. Tem feito bons filmes, que foram candidatos a prémios, «Tess» ganhou o Cesar de melhor filme e melhor director e o filme «O Pianista», ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Oscar de melhor director. Este filme também o considero excepcional. Tem como pano de fundo o Gueto de Varsóvia, quando a Polónia foi ocupada pelos nazistas, durante a II Guerra Mundial.
Os pais de Polanski, eram polacos, o pai judeu e a mãe católica. Em 1937, a sua família voltou à Polónia. A sua mãe morreu num campo de concentração, mas ele conseguiu evitar a prisão, passou a Guerra em fuga permanente, de um lugar para o outro. No final da guerra estudou na Polónia, tendo concluído estudos na escola de cinema de Łódź, em 1959.
O seu primeiro filme de longa-metragem, realizado em 1962 e falado em polonês, A Faca na Água, recebeu bom acolhimento da crítica e lançou-o numa carreira internacional. Presentemente está casado com Emmanuelle Seigner, entre seus principais trabalhos estão: Repulsa, Rosemary e Chinatown.
Em 1969, estava casado com Sharon Tate (grávida de oito meses do primeiro filho do casal), que foi assassinada brutalmente por integrantes da Família Manson, liderada pelo hippie psicopata Charles Manson, num dos mais famosos e bárbaros crimes da história criminal americana. Outra polémica na vida do cineasta é o facto de ter deixado os Estados Unidos, desde 1978, antes de poder ser condenado por "relação sexual ilícita com uma menor de 14 anos", sendo deste modo um fugitivo da justiça. Desde essa altura vive em França, tendo ele próprio assumido o crime em 1977, quando a adolescente tinha somente 13 anos.
Da sua filmografia vi: O Pianista - Lua Mel, Lua de Fel, Frenético, Piratas, O Inquilino
Chinatown, Rosemary, A Dança dos Vampiros, Cul-de-sac Repulsa e A Faca na Água.

Sem comentários: