«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 25 de abril de 2009

ANTÓNIO ANTUNES

Um dos melhores caricaturistas nacionais de todos os tempos. considerado como o melhor caricaturista político português das últimas décadas.
António Moreira Antunes nasceu em Vila Franca de Xira a 12 de Abril de 1953. Com formação artística em pintura pela Escola António Arroio e frequência da Escola Superior de Belas Artes. No dia em que deflagrou o golpe das Caldas, António iniciou a sua carreira de cartoonista no vespertino República, na edição de 16 de Março de 1974, onde fez um desenho simbólico que viria a ser uma alegoria premonitória da revolução que rapidamente se aproximava. Em Dezembro de 1974, António transfere-se para o Expresso, depois da passagem pelo Diário de Notícias, A Capital, A Vida Mundial e O Jornal. É na edição do Expresso de 4 de Novembro de 1975, que nasce uma espécie de banda desenhada intitulada Kafarnaum que iria acender a polémica durante 100 semanas, trabalhos que iriam ser mais tarde reunidos naquele que viria a ser o seu primeiro livro. António a partir daí continua a ironizar a política com muita perspicácia e subtileza.

Sem comentários: