«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 10 de abril de 2009

PEDRO HOMEM DE MELLO (1904-1984

Pedro Homem de Mello era uma figura muito conhecida na cidade, em miúda encontrava-o muitas vezes, (cheguei a viver muito perto da sua residência), encontrava-o na rua e no eléctrico e ouvia-o conversar com o meu pai, no seu tom de declamador. Era uma pessoa muito sociável e tinha uma postura muito peculiar. Cheguei a ir às festas da Escola Infante D. Henrique, onde ele dirigia um grupo de folclore, era um entusiasta dessa matéria e lembro-me que teve durante bastantes anos, um programa na televisão, precisamente sobre folclore. Também conheci a mulher, Maria Helena Pamplona, que me deu aulas na Escola Aurélia de Sousa, de Religião e Moral e que uma vez me levou à directora para me castigar, tive nessa altura uma repreensão por escrito. Bons tempos de transgressão! Considero que Pedro da Cunha Pimentel Homem de Mello, deve ser recordado.
Nasceu no Porto, no seio de uma família fidalga, filho de António Homem de Mello e de Maria do Pilar da Cunha Pimentel, tendo desde cedo sido imbuído de ideais monárquicos, católicos e conservadoras. Foi sempre um sincero amigo do povo e a sua poesia é disso reflexo. O seu pai pertenceu ao círculo íntimo do poeta António Nobre.
Estudou Direito em Coimbra, acabando por se licenciar em Lisboa. Exerceu a advocacia, foi subdelegado do Procurador da República e posteriormente, professor de português em escolas técnicas do Porto. Foi membro dos Júris dos prémios do secretariado da propaganda nacional. Pedro Homem de Mello casou com Maria Helena Pamplona e teve dois filhos, Maria Benedita, que faleceu ainda criança e Salvador Homem de Mello, já falecido, que foi casado com Maria José Barros Teixeira Coelho, de quem teve uma filha, Rita Teixeira Coelho Homem de Mello.
Foi um dos colaboradores do movimento da revista Presença. Apesar de gabada por numerosos críticos, a sua vastíssima obra poética, eivada de um lirismo puro e pagão (claramente influenciada por António Botto e Federico García Lorca), está injustamente votada ao esquecimento e só sobrevive cantada, já que alguns dos seus poemas foram adoptados para fado. Entre os mais famosos destacam-se Povo que Lavas no Rio, Havemos de Ir a Viana, imortalizados por Amália Rodrigues e O Rapaz da Camisola Verde.
Afife foi a terra da sua adopção. Ali viveu durante anos num local paradisíaco, no Convento de Cabanas, junto ao rio com o mesmo nome, onde escreveu parte da sua obra, "cantando" os costumes e as tradições de Afife e da Serra de Arga.
Escreveu vários livros: Danças De Portugal, Jardins Suspensos (1937), Segredo (1939),
A Poesia Na Dança E Nos Cantares Do Povo Português (1941), Pecado (1943), Príncipe Perfeito (1944), Bodas Vermelhas (1947), Miserere (1948), Os Amigos Infelizes (1952), Grande. Grande Era A Cidade (1955), Poemas Escolhidos (1957), Ecce Homo (1974), Poesias Escolhidas (1987),
E ninguém me conhecia, Lisboa, Campo da Comunicação, 2004 (Selec. de Poemas por Manuel Alegre e Paulo Sucena), Poesias Escolhidas, Lisboa, Asa, 2004 (selec. e pref. de Vasco da Graça Moura), Eu, Poeta e tu, cidade, Quasi Edições, 2007.

Sem comentários: