«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 10 de abril de 2009

JORGE PINHEIRO

Os Quatro Vintes (Armando Alves, José Rodrigues, Jorge Pinheiro, Ângelo de Souza) e Jaime Isidoro.






Jorge Pinheiro nasceu em 1931, em Coimbra. Tirou o Curso de Pintura na Escola de Belas Artes do Porto, onde depois foi professor de 1963 a 1976. A partir desta data, tornou-se docente da Escola de Belas-Artes de Lisboa. Em 1979 foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, estagiando na École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris.
Iniciando a sua produção artística num campo de tendência expressionista e figurativa, Jorge Pinheiro tomou contacto com o abstraccionismo geométrico após uma viagem pela Europa em 1966. Os seus quadros tornaram-se objectos cuja forma do suporte depende do elemento representado. A pintura ultrapassa os limites anteriormente impostos pelo suporte, passando a ser este um elemento condicionante. Nas suas pinturas de grande formato, as superfícies tornam-se campos cromáticos lisos povoados de formas geométricas elementares.

Sem comentários: