«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 6 de abril de 2009

MANUEL LOPES DA FONSECA (1911-1993)

Colaborou em Vários jornais e revistas (Afinidades, Árvore, Vértice, Altitude, O Diabo, O Diário, O Pensamento, Sol Nascente, Seara Nova). Escreveu poesia (Rosa dos ventos, Planície, Poemas dispersos, Poemas completos, Obra poética O Largo); Contos (asAldeia Nova, O Fogo e as Cinzas, Um anjo no trapézio, Tempo de solidão); Romance (Cerromaior, Seara de Vento, Crónicas algarvias, À lareira, nos fundos da casa onde o Retorta tem o café, O vagabundo na cidade, Pessoas na paisagem).
Manuel (Lopes)da Fonseca, nasceu e morreu em Santiago do Cacém. Após ter terminado o ensino básico, Manuel da Fonseca prosseguiu os seus estudos em Lisboa. Estudou no Colégio Vasco da Gama, Liceu Camões, Escola Lusitânia e Escola de Belas-Artes. Apesar de não ter sobressaído na área das Belas-Artes, deixou alguns registos do seu traço, sobretudo nos retratos que fazia de alguns dos seus companheiros de tertúlias lisboetas, como é o caso do de José Cardoso Pires. Durante os períodos de interregno escolar, aproveitava para regressar ao seu Alentejo. Daí que o espaço de eleição dos seus primeiros textos seja o Alentejo. Só mais tarde e a partir de, Um Anjo no Trapézio é que o espaço das suas obras passou a ser a cidade de Lisboa.
Membro do Partido Comunista Português, Manuel da Fonseca fez parte do grupo do Novo Cancioneiro e é considerado por muitos como um dos melhores escritores do neo-realismo português. Nas suas obras, carregadas de intervenção social e política, relata como poucos, a vida dura do Alentejo e dos alentejanos.
A sua vida profissional foi muito diversificada: comércio, indústria, revistas, agências publicitárias, entre outras.
Era presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores, quando esta atribuiu o Grande Prémio da Novelística a José Luandino Vieira, pela sua obra Luuanda, o que levou ao encerramento desta instituição.

Sem comentários: