«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 23 de abril de 2009

MARILYN HORNE (1934-)


Horne nasceu em Bradford, mas mudou-se com os pais para Long Beach, California quando tinha 11 anos de idade. Estudou canto na University of Southern California School of Music.
Marilyn Horne, é uma mezzo-soprano, começou a carreira como soprano lírico, porém ao correr dos anos a voz amadureceu e revelou-se um mezzo-soprano de proporções dramáticas, com grande flexibilidade e extensão. Especializou-se em papéis exigindo vozes volumosas, beleza de tom, excelente apoio e a habilidade de executar difícil coloratura.
Horne começou a carreira profissional em 1954, quando dobrou Dorothy Dandridge no filme Carmen Jones. Até então, havia trabalhado como "background singer" em vários programas de televisão. Estreou-se na ópera em Los Angeles. A sua carreira expandiu-se, quando as suas habilidades canoras foram descobertas por Igor Stravinsky. Teve uma grande carreira internacional, com um reportório vastíssimo.

Sem comentários: