«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 20 de abril de 2009

ELIZABETE MATOS

Elisabete Matos nasceu em Braga, onde estudou canto e violino. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, mudou-se para Espanha a fim de completar a sua formação e procurar ambiente para expandir a sua carreira, já que em Portugal não existe. É de qualquer maneira uma grande cantora lírica portuguesa.
Estreou-se na Ópera de Hamburgo e participou, na inauguração do Teatro Real de Madrid, ao lado de Plácido Domingo. Imediatamente, é convidada por Domingo para cantar na Washington Opera, com José Carreras como protagonista. De seguida, cantou no Teatro Regio de Turim, no Japão, na Washington Opera, na Ópera de Roma, desta vez com Plácido Domingo no elenco. Cantou também no Teatro de la Maestranza de Sevilha, no Gran Teatre del Liceu de Barcelona, no Teatro de São Carlos de Lisboa e no Coliseu do Porto, na Opéra de Nice, em Palermo, no Teatro Massimo Bellini de Catânia, na Ópera de Roma e Liceu de Barcelona, no Palau de les Arts de Valência, La Fenice de Veneza e muitos outros, como o Scala de Milão. Elizabete Matos cantou e interpretou vários papeis, das mais variadas óperas em todo o mundo. Para além dos teatros líricos, Elisabete Matos apresenta-se com frequência nas salas de concerto, interpretando habitualmente lied e concerto sinfónico, num vasto repertório que vai desde Bach até à música contemporânea, por exemplo em 2001, participou com Plácido Domingo, José Carreras e Mariella Devia, entre outros cantores de renome, no concerto que Zubin Mehta dirigiu em Parma em memória de Verdi, e que foi transmitido para todo o mundo.
Elisabete Matos foi nomeada Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Portuguesa. PODEMOS TER ORGULHO DE TER UMA CANTORA DESTE NÍVEL.

Sem comentários: