«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 26 de abril de 2009

LIVROS - LER

Neste blogue tenho escrito muito sobre livros e escritores, alio-me aos que defendem a causa de ler e tenho a certeza que tudo seria bem melhor, se as pessoas se dedicassem mais à leitura, às boas leituras, claro está! Presentemente há muitos escritores, que se aproveitam da sua exposição mediática, para escrever. Isto não tem dado bons resultados a nível da literatura, mas como o objectivo é vender, este estratagema tem resultado. São modas que passam e livros que se esquecem. Ler é algo mais sério, que resulta de um investimento profundo de uma pessoa na escrita, por isso os grandes livros perduram e onde perdurar.
Há pessoas que até compram muitos livros, mas não os lêem, ficam a encher a estante! Dizem que não têm tempo, mas são capazes de perder umas horas a ver programas televisivos, sem nenhuma qualidade, quando ao ler um livro, ganhariam muito mais.
Para mim a leitura sempre foi um dos meus grandes prazeres e que tenho cultivado desde muito nova, isto não foi inculcado, isto parece que nasceu comigo. Posso ser repetitiva neste meu blogue, mas como considero que o mesmo deve passar alguma mensagem e ter alguma utilidade, estabeleci como meu contributo, escrever sobre as coisas, que na vida me dão prazer: a leitura, o cinema, a pintura, a música e também sobre um bom passeio, onde se areja, mas também onde se possa enriquecer em conhecimento e conhecer tudo: as pessoas, as paisagens, os monumentos, os cheiros, os aromas e tudo mais que venha por acréscimo. Obviamente que há outros problemas - A CRISE! A crise política, económica, social...nesta altura da minha vida já me mentalizei, que o melhor é vogar sobre todas essas coisas, que me revoltam e ir resolvendo os problemas que me batem à porta. Já há muita gente que gosta de se referir a essas questões, com o intuito de nos esclarecer e também com o de nos aldrabar. Estou cheia dessa «poluição»!?....

Sem comentários: