«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 25 de abril de 2009

HPP - Recordar VIRIDIANA de LUIS BUNUEL (1900-1983)

CENA DO FILME QUE NUNCA MAIS SE ESQUECE - UMA RECRIAÇÃO DA ÚLTIMA CEIA.
Este filme foi feito em 1961, foi um escândalo e a sua exibição foi proibida em vários países, como Espanha, Portugal e Itália, mas ganhou a «Palma de Ouro» no Festival de Cannes e é considerado uma obra-prima. Em Portugal este filme só foi visto em 1976.
ARGUMENTO: A noviça Viridiana, contra a sua vontade vai visitar o seu tio, Don Jaime que vive sozinho, desde a morte da mulher, em plena noite de núpcias. Ao ver Viridiana, o tio fica perturbado, pela sua semelhança com a mulher que morreu. Quer que Viridiana fique com ele e com a cumplicidade da criada, Ramona, adormece Viridiana e, tenta abusar dela durante o sono. Quando lhe diz, Viridiana foge, mas a caminho do convento tem que voltar para trás, porque o seu tio se suicidou. Fica na quinta e decide consagrar a vida albergando pobres. Entretanto chega o filho de Don Jaime, Jorge, resultado de uma aventura antes do casamento. Jorge ironiza com as ideias de Viridiana. Um dia têm que sair os dois, para tratar de assuntos notariais e os mendigos invadem a casa e fazem uma ceia. Com os calores do álcool, o resultado é uma destruição de tudo e um deles, quando Viridiana chega tenta violá-la. Jorge corre com toda aquela gente, com a ajuda da polícia. Viridiana sente-se pouco recompensada pela sua devoção, descobre-se como mulher e vai juntar-se a Jorge e a Ramona, um «ménage à trois».

Sempre gostei bastante deste realizador, que saiu de Espanha no fim da guerra civil e se exilou e naturalizou mexicano. Depois do êxito de «Viridiana», tornou-se conhecido internacionalmente.
Fez parte do grupo surrealista, tendo feito os seus primeiros trabalhos conjuntamente com Salvador Dali.
Deste realizador que descobri depois do 25 de Abril vi alguns filmes, como: O Cão Andaluz, A Idade de Ouro, Las Hurdes, Tierra sin Pan, Los Olvidados, O Anjo Exterminador, Diário de uma Criada de Quarto, Bela de Dia», A Via Láctea, Tristana, O Discreto Charme da Burguesia (Óscar), O Fantasma da Liberdade e o Obscuro Objecto do Desejo.


Sem comentários: