«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 15 de abril de 2009

MONTSERRAT (VIVIANA CONCEPCIÓN) CABALLÉ

Famosa cantora lírica, nascida em Barcelona em 1933.
De origem humilde, necessitou de grandes esforços para concluir o seu curso de canto no Conservatório e completar logo 0s seus estudos com Eugénia Kemeny e Conchita Badía.
O início de sua carreira foi também muito modesto até que decidiu ir para Suíça, de onde fez parte da Ópera de Basiléia depois da Ópera de Bremen.
Mas a sua verdadeira estreia mundial deu-se em 1965 no Carneggie Hall, quando teve que substituir imprevisivelmente a Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia de Donizetti, a sua actuação rendeu-lhe 25 minutos de aplausos e um dos mais importantes críticos nova-iorquinos titulou ao dia seguinte "Callas + Tebaldi = Caballé". A partir desse momento, Caballé ficou conhecida como uma das grandes divas da ópera mundial, a fama lhe gerou vários anos de teatros lotados, para assistir suas apresentações. Gravou com Freddie Mercury, dos Queen, Barcelona, um duo que deu prestigio ao dueto. Em 1992 cantou na abertura dos jogos olímpicos de Barcelona, sem a presença de Freddie Mercury, que faleceu no ano anterior ao evento, mas ela fez um dueto virtual com este, fato que a emocionou muito. Actualmente vive em Barcelona, sua cidade natal.

Sem comentários: