«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 19 de abril de 2009

MIKHAIL BULGAKOV (KIEV 1891 - MOSCOVO 1940)

Mikhail Afanásievitch Bulgákov nasceu em Kiev, na Ucrânia, filho de um professor do seminário. Alguns detalhes de sua biografia não são claros, pois ele sempre foi muito discreto, sobre a sua vida pessoal. Casou três vezes. Foi voluntário da Cruz Vermelha e depois formou-se em medicina. Serviu no Exército Branco, com os irmãos e no final da guerra civil, os irmãos foram para Paris. Mikhail foi mobilizado, como médico de campanha, na Guerra do Cáucaso. Mais tarde decidiu abandonar a medicina e dedicar-se à escrita. Publicou vários trabalhos durante a década de 1920, mas por volta de 1927, começou a sofrer acusações de comportamento anti-soviético. Em 1929 a sua carreira estava destruída e os seus trabalhos censurados.
Durante a última década da sua vida, Bulgakov, escreveu peças, críticas, contos e várias traduções e adaptações para o teatro de romances, sem publicação.Bulgakov nunca apoiou o regime, até o ridicularizou em vários dos seus trabalhos, por essa razão muitos deles ficaram inéditos por décadas.
Em 1930 escreveu uma carta para Estaline pedindo permissão para emigrar, já que a União Soviética, não tinha trabalho para ele como satírico e recebeu uma ligação do próprio Estaline, negando o seu pedido. Através da influência de Estaline trabalhou no Teatro de Arte de Moscovo, mas o escritor vivia revoltado, pelo seu trabalho ser censurado, por não o deixarem ir para o exterior trabalhar e ver os seus irmãos. Morreu em 1940 de uma doença hereditária dos rins. A sua obra mais famosa, o monumental romance, O Mestre e Margarida, levou mais de doze anos a escrever, entre 1928 e 1940. Este livro só foi publicado em 1966.

Sem comentários: