«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 17 de abril de 2009

UPP- GUERNICA - PICASSO - UN CHIEN ANDALUZ- BUNUEL/DALI

Divagação sobre interpretações diferentes do quadro de Picasso - GUERNICA, depois de se terem visto os planos de execução desse quadro.
Primeiro filme surrealista, realizado por Luis Bunuel, com argumento de Bunuel e Dali. Disse Bunuel: O argumento ficou escrito em menos de uma semana, obedecendo a uma regra simplicíssima adaptada de comum acordo: não aceitar nenhuma ideia, nenhuma imagem que pudesse dar lugar a uma explicação racional, psicológica ou cultural. Abrir todas as portas ao irracional. Só acolher as imagens que nos impressionavam, sem procurar saber porquê.
A cena celebérrima e impressionante é um olho cortado pela lamina da barba.
O filme teve bastante sucesso na estreia, os surrealistas defenderam apaixonadamente o filme e Breton disse: belo como o encontro dum guarda-chuva e de um cão na mesa de autópsia. Não só os surrealistas, mas toda a crítica reagiu bem, o filme ficou em exibição oito meses. Faz sessenta e oito anos que este filme de 17 minutos dá a volta ao mundo, visionado em cineclubes e sessões culturais. Passado o deslumbramento e o escândalo, hoje o filme é visto como um exercício formal curioso, tão datado como outros experimentalismos.

Sem comentários: