«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 28 de abril de 2009

MÁRIO DE CARVALHO (1944-)


Mário de Carvalho nasceu em Lisboa e licenciou-se em Direito. Desde jovem que se envolveu na luta antifascista, tendo estado preso ainda na década de 60 e durante o serviço militar. A sua luta política levou-o ao exílio, primeiro em França, depois na Suécia. Após o 25 de Abril regressou a Portugal. A sua estreia literária deu-se em 1981, tendo desde aí tem publicado regularmente uma grande diversidade de géneros: romance, drama, contos, guiões.
A sua escrita é extremamente versátil e torna-se impossível incluí-lo numa escola literária. A crítica considera-o um dos mais importantes ficcionistas da actualidade e a sua obra encontra-se traduzida em vários países.
Recebeu diversos prémios, podendo-se destacar, na sua bibliografia, o romance histórico, UM DEUS PASSEANDO PELA BRISA DA TARDE, que constitui o seu melhor sucesso de vendas e que mereceu a aclamação da crítica, tendo sido distinguido com o Grande Prémio da APE (romance) 1995, o Prémio Fernando Namora 1996 e Prémio Pégaso de Literatura.
UM DEUS PASSEANDO PELA BRISA DA TARDE, é realmente um romance extraordinário.

Sem comentários: