«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 4 de abril de 2009

POEMAS DE BRECHT

Esse Desemprego!


Meus senhores, é mesmo um problema

Esse desemprego!

Com satisfação acolhemos

Toda oportunidade

De discutir a questão.

Quando queiram os senhores!

A todo momento!

Pois o desemprego é para o povo

Um enfraquecimento.

Para nós é inexplicável

Tanto desemprego.

Algo realmente lamentável

Que só traz desassossego.

Mas não se deve na verdade

Dizer que é inexplicável

Pois pode ser fatal

Dificilmente nos pode trazer

A confiança das massas

Para nós imprescindível.

É preciso que nos deixem valer

Pois seria mais que temível

Permitir ao caos vencer

Num tempo tão pouco esclarecido!

Algo assim não se pode conceber

Com esse desemprego!

Ou qual a sua opinião?

Só nos pode convir

Esta opinião: o problema

Assim como veio, deve sumir.

Mas a questão é: nosso desemprego

Não será solucionado

Enquanto os senhores não

Ficarem desempregados!
...

Jamais Te Amei Tanto


Jamais te amei tanto, ma soeur

Como ao te deixar naquele pôr do sol

O bosque me engoliu,

o bosque azul, ma soeur

Sobre o qual sempre

ficavam as estrelas pálidas

No Oeste.

Eu ri bem pouco, não ri, ma soeur

Eu que brincava ao encontro do destino negro

-Enquanto os rostos atrás de mim lentamente

Iam desaparecendo no anoitecer do bosque azul.

Tudo foi belo nessa tarde única, ma soeur

Jamais igual, antes ou depois

-É verdade que me ficaram apenas os pássaros

Que à noite sentem fome no negro céu.
..

Sem comentários: