«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 3 de abril de 2009

GRAN TORINO

Outro grande filme realizado e interpretado por CLINT EASTWOOD.
Quem diria, que dantes este actor, que fazia uns policiais e umas «cobóiadas» ia realizar, os grandes filmes que tem realizado, tão cheios de sensibilidade e humanismo.
Neste filme, ele é Walt, um homem marcado pela sua intervenção na Guerra da Coreia, que lhe deixou um grande ódio pelos asiáticos e um grande pesadelo pela forma como os matou e viu matar. Acontece que o seu bairro é evadido por asiáticos, que lutando no Vietnam ao lado dos americanos, imigraram para os E.U. É vizinho dos asiáticos, com quem quer sempre estar à margem, até que um dia, quando Thao, um rapaz asiático, pressionado por um gang de amarelos, que lhes chamam «maricas» tenta roubar o carro (o Gran Torino) a Walt, e este defende o rapaz do gang. No dia seguinte tem toda a família a oferecer-lhe dádivas, a considerá-lo um herói e a forçar que Thao vá trabalhar para casa de Walt. O Gang têm-nos debaixo de olho e Walt que tem os dias contados por uma doença incurável, apresenta-se ao gang e é morto, mas essa é uma forma de os enviar para a cadeia e dar paz aos seus vizinhos.

Sem comentários: