«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 5 de abril de 2009

TOMÁS ALCAIDE (Estremoz 1901-Lisboa 1967)

Tomás de Aquino Carmelo Alcaide, foi um grande tenor português. Vocacionado para o canto, abandonou os seus estudos de Medicina, para se dedicar de corpo e alma ao canto e à vida musical. Em 1925, partiu para Itália onde, em Milão, se estreou nesse ano na ópera Mignon. Após ter estado cinco anos em Itália, foi seleccionado para a estreia mundial de, As Preciosas Rídiculas, de F. Latuada, no Reale de Roma e depois no Teatro Scala de Milão, onde esteve em cartaz durante três anos. Era um especialista na interpretação de personagens libertinas, o tenor demonstrava, uma grande pureza de timbre e uma forte teatralidade.
Foi uma figura presente em vários cartazes líricos da Europa e América, até se retirar em 1948. Nesse ano regressou a Portugal, colaborando com a Companhia Portuguesa de Ópera, como mestre de canto e de cena. Escreveu a obra, Um Cantor no Palco e na Vida, uma obra autobiográfica.

Sem comentários: