«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

domingo, 5 de abril de 2009

VLADIMIR VLADIMIROVICH NABOKOV (S. Petersburgo 1899-Montreaux 1977

FOI TAMBÉM ATRAVÉS DE UM FILME, LOLITA, QUE CHEGUEI A ESTE ESCRITOR.

A sua família era da aristocracia e em 1919, com a instabilidade produzida pela revolução bolchevique (1917) abandonou a União Soviética. Nabokov estudou em Cambridge e licenciou-se em literatura russa e francesa, mas foi em Berlim, que iniciou a sua produção literária e um intenso trabalho como tradutor.
O seu primeiro romance, Maria, foi acolhido com interesse. Fugindo dos exércitos nazistas e após uma estada em Paris, chegou em 1940 aos Estados Unidos, onde se dedicou ao ensino de língua e literatura russa, em várias universidades. Embora continuasse a escrever na sua língua materna, começou também a escrever em inglês, publicando o seu primeiro romance nesta língua, The Real Life of Sebastian Knight. Em 1955, publicou o polémico romance, Lolita em inglês.
A partir de 1958, o sucesso alcançado pelos seus livros, permitiu-lhe dedicar-se inteiramente aos seus principais interesses, a literatura e a entomologia.

LOLITA (1962) - Realização de STANLEY KUBRICK

INTERPRETAÇÃO: James Mason, Shelley Winters, Peter Sellers, Sue Lyon.

SINOPSE DE LOLITA: Um professor possui uma personalidade obsessiva com tendências pedófilas. Recém-chegado da Europa ele instalasse num quarto, próximo do colégio Beardsley, onde dará aulas de literatura francesa. A proprietária da casa é uma viúva, que logo se interessa pelo pacato professor. Mas este é atraído de forma doentia pela filha da senhoria, Dolores (Lolita), uma garota de doze anos de idade. Enquanto a viúva se insinua cada vez mais, o professor escreve suas loucas obsessões pela menina num diário. Quando a mãe envia a filha para um acampamento e se declara, o professor aceita casar com a viúva, para continuar próximo da garota. Pensa em matar a esposa, quando ela comunica a intenção de enviar Lolita, para um colégio interno.
Mas o casamento atinge a maior crise, quando a mulher descobre o diário e as perversões do marido. Logo a seguir a mulher, transtornada, é morta num atropelamento. Sem demora o professor vai em busca da garota e inicia uma longa viagem de carro, pelo interior do país, até serem perseguidos e se separarem.

Sem comentários: