«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 1 de maio de 2009

1 DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR


Um quadro belissimo de MILLET

Várias situações marcaram o dia 1 de Maio, como dia do trabalhador:
Chicago, E.Unidos, em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores, para reivindicarem a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia, teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 a polícia interviu e morreram alguns dos manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada, como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos, matando sete agentes policiais. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Em 1889, a segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, decidiu, por proposta de Raymond Lavigne, convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1891 uma manifestação no norte de França, foi dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama, serviu para reforçar o dia, como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas, proclamou esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 1919 o senado francês ratificou o dia de 8 horas e proclamou o dia 1 de Maio feriado.

Em 1920 a Rússia adoptou o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo foi seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje, os americanos negarem a reconhecer essa data, como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores conseguiu que o Congresso aprovasse, que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.
Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1 de Maio, como por exemplo a Austrália e os Estados Unidos.
PRESENTEMENTE TEM TODA A LÓGICA SER UM DIA DE LUTA, NÃO SÓ PELAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, COMO PELA FALTA DO MESMO.

Sem comentários: