«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 21 de maio de 2009

CLAUDIO ABBADO

Claudio Abbado, nasceu em Milão em 1933, onde estudou piano no Conservatório com o pai, Michelangelo Abbado e foi estudar regência, com Hans Swarowsky, na Academia de Música de Viena.
Em 1958, venceu a Competição Koussevitsky e em 1963 recebeu o Prémio Mitropoulos, passando a ser um maestro mundialmente conhecido.
Abbado fez sua estreia no Teatro alla Scala de Milão em 1960, trabalhando como diretor musical de 1968 a 1986.
A sua estreia na Filarmónica de Viena ocorreu em 1965. Foi director musical da Ópera Estatal de Viena de 1986 a 1991.
Foi regente titular da Sinfónica de Londres no período de 1979 a 1987, e em 1989, sucedeu a Herbert von Karajan como regente titular e director artístico da Filarmónica de Berlim, cargo em que permaneceu até 2002.
Abbado já apresentou e gravou um número muito amplo de peças e são muito conhecidas as suas interpretações de obras modernas de compositores como Schoenberg, Stockhausen e Luigi Nono. Em 1988, fundou o festival de música Wien Modern. Também é muito conhecido por seu trabalho com músicos jovens, sendo o fundador e director artístico da Orquestra Mahler, fundada em 1986.
Claudio Abbado, um dos maiores maestros de nossa época, recebeu diversos prémios e outros títulos honoríficos, como o Prémio Imperial do Japão, a Medalha Mahler, o Bundesverdienstkreuz, o Prémio Khytera, além do título de «Doutor honoris causa», das universidades de Ferrara, Cambridge, Aberdeen e Havana.

Sem comentários: