«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 12 de maio de 2009

MANUEL CARGALEIRO






Manuel Cargaleiro, nasceu no Chão das Servas, Vila Velha de Rodão em 1927, mas viveu desde criança na margem Sul do Tejo, nos concelhos de Almada e Seixal.
Em 1949 participou no Primeiro Salão de Cerâmica organizado por António Ferro em Lisboa e em 1952, realizou a primeira exposição individual de cerâmica, organizada pelo então Secretariado Nacional de Informação (SNI).
Foi professor de cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio. Em 1957 fixou residência em Paris, onde está representado em permanência na Galeria Albert Loeb mas a partir do último quartel do século XX passou a trabalhar quer em França, quer em Lisboa e Monte da Caparica.
Em 1990 criou em Lisboa a Fundação Manuel Cargaleiro à qual doou um vasto conjunto das suas obras e uma colecção constituída por objectos de várias temáticas. Possui um atelier na Fábrica Viúva Lamego, em Sintra e a partir de 1999, em Vietri sul Mare, Itália, onde em 2004, foi inaugurado o Museo Artistico Industriale Manuel Cargaleiro.
Vai ter um museu dedicado à sua obra na Quinta da Fidalga no Seixal - Museu Cargaleiro.
A sua obra dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho, tendo executado painéis cerâmicos para o Jardim Municipal de Almada, fachada da Igreja de Moscavide, fachada do Instituto Franco-Português de Lisboa, estação do Metro de Champs Elysées-Clémenceau, em Paris, painel para a escola com o seu nome no Seixal, estação de serviço de Óbidos, fonte do Jardim Público de Castelo Branco e estação de metro de Lisboa, Colégio Militar/Luz.

Sem comentários: