«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 20 de maio de 2009

HERBERT von KARAJAN (1908-1989)


Heribert Ritter von Karajan, mais conhecido por Herbert von Karajan, foi um dos maestros de maior destaque do período pós-guerra. Passou 35 anos da sua vida à frente da Orquestra Filarmónica de Berlim. O seu estilo na regência foi marcado pelo perfeccionismo, intensidade, introversão e exibicionismo.
Karajan nasceu em Salzburgo, na Áustria, em 1908, com o nome Heribert Ritter von Karajan. Oriundo de uma família da alta burguesia, era um prodígio no piano, que começou a aprender com 4 anos. Estudou no Mozarteum, onde foi encorajado a estudar regência, depois estudou na Escola Técnica de Viena e a seguir foi estudante da Escola de Música e Artes de Viena, onde se graduou em regência.
Em 1929, dirigiu no Festspielhaus, em Salzburgo, e de 1929 a 1934 foi o primeiro Kapellmeister no Stadttheater, em Ulm. Em 1933, Karajan fez sua estreia como maestro no Festival de Salzburgo. No ano seguinte, regeu pela primeira vez a Orquestra Filarmónica de Viena. De 1934 a 1941, Karajan conduziu sinfonias e óperas em Aachen.
Tornou-se nessa altura membro do Partido Nazista em Salzburgo. O partido foi proibido pelo governo austríaco, mas a validade da sua inscrição manteve-se até 1939. Posteriormente, judeus como Isaac Stern, Arthur Rubinstein e Itzhak Perlman recusaram-se a participar em concertos com Karajan. Foi só depois da sua morte, em 1989, que a Orquestra Filarmónica de Berlim tocou em Israel.
A sua carreira musical foi um sucesso, a nível nacional e internacional, apesar de alguns percalços, pela sua filiação partidária. Assinou contrato com a Deutsche Grammophon em 1938 e estão disponíveis no mercado gravações relevantes da sua marca excepcional.
Casou em 1938 com Elmy Holgerloef, cantora da Casa de Ópera de Aachen. O casal divorciou-se em 1942. Nesse mesmo ano, durante a Segunda Guerra Mundial, Karajan casou novamente, desta vez, com Anna Maria Sauest, filha dum conhecido magnata que, tendo um avô judeu, era considerado como tal. Divorciou-se em 1958 e casou-se pela terceira vez, com a modelo Eliette Mouret.
Em 1978, recebeu o grau honorário de doutor em música pela Universidade de Oxford. Em Paris, recebeu a "Médaille de Vermeil". Também recebeu a Medalha de Ouro da Sociedade Filarmónica Real em Londres, em 1983 com o lançamento de um selo especial, recebeu o Prémio Olympia da fundação Onassis em Atenas e o Prémio de Música Internacional da UNESCO.
Continuou a reger e a gravar principalmente com as Orquestras Filarmónicas de Viena e de Berlim até sua morte em Anif, localidade próxima a Salzburgo, em 1989.

Sem comentários: