«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 15 de maio de 2009

AL BERTO (1948-1997)

Al Berto, pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares. Nasceu em Coimbra em 1948 e morreu em Lisboa em 1997, devido a um linfoma. Foi poeta, pintor, editor e animador cultural.
Nascido no seio de uma família da alta burguesia (origem inglesa por parte da avó paterna), com um ano foi para o Alentejo e foi em Sines, que passou toda a infância e adolescência, até a família decidir enviá-lo, para o estabelecimento de ensino artístico, Escola António Arroio, em Lisboa.
Em 1967, foi estudar pintura para a Bélgica, na École Nationale Supérieure d’Architecture et des Arts Visuels (La Cambre).
Após concluir o curso, decidiu abandonar a pintura e dedicar-se exclusivamente à escrita. Regressou a Portugal em 1974 e escreveu o primeiro livro inteiramente em língua portuguesa, À Procura do Vento num Jardim d'Agosto.
O Medo, uma antologia do seu trabalho de 1974 a 1986, é editado pela primeira vez em 1987. Este veio a tornar-se no trabalho mais importante da sua obra e o seu definitivo testemunho artístico, sendo adicionados em posteriores edições, novos escritos do autor, mesmo após a sua morte. Deixou ainda textos incompletos para uma ópera, para um livro de fotografia sobre Portugal e uma «falsa autobiografia», como o próprio autor a intitulava.
Escreveu essencialmente poesia, mas também prosa e teatro. Em 1988 recebeu o
Prémio Pen Club de Poesia pela obra O Medo.

Sem comentários: