«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 8 de maio de 2009

LUCIANO PAVAROTTI (Módena 1935 - 2007)

Luciano Pavarotti foi um grande tenor lírico e é reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera. Pavarotti fez a sua estreia na ópera em 1961 no papel de Rodolfo em La Bohème. Na sua cidade natal, conviveu, desde a infância, com a também famosa soprano Mirella Freni, de quem continuou amigo por toda a vida. Estreou-se na América em 1965 com a Greater Miami Opera, com a célebre soprano Joan Sutherland. Pavarotti foi o cantor substituto de um tenor subitamente doente e executou o seu papel sem prévio ensaio. Sutherland recomendou o jovem Pavarotti, que viajara na sua tournée pela Austrália, já que tinha desempenhado muito bem o papel. A soprano e o tenor tornaram-se amigos e formaram, a partir de então, um famoso par em apresentações de ópera e concertos.
Cantou no Scala de Milão, no Covent Garden e atingiu grande êxito em Roma em finais de 1969. Fez as suas primeiras gravações e em 1972 foi cantar à Metropolitan Opera, onde leva o público à loucura com nove, aparentemente fáceis, para si dós tenores. Foi chamado 17 vezes à cena em constante aplauso.
No início da década de 1980, lançou, The Pavarotti International Voice Competition para jovens cantores. Um novo incremento à sua fama internacional ocorreu quando em 1990 cantou a ária de Giacomo Puccini "Nessun Dorma" da ópera Turandot, que foi o hino do Campeonato do Mundo de 1990, em Itália. Depois formou com Plácido Domingo e José Carreras, Os Três Tenores, que ainda hoje é o álbum de música clássica mais vendido de sempre. No Hyde Park, Londres, juntou 150.000 pessoas para ouvi-lo. Em 1993, mais de 500.000 dirigiram-se para o Central Park de Nova Iorque, para o ouvir, com milhões em todo o mundo a segui-lo pela televisão e em Paris, juntou 300.000. Os Três Tenores deram recitais nos várias Campeonatos do Mundo de Futebol. Pavarotti tem duas entradas no livro Guinness World Records: o maior número de chamadas ao palco — 165 — e o álbum de música clássica mais vendido de sempre (In Concert de Os Três Tenores, partilhado com os colegas Plácido Domingo e José Carreras).
Pavarotti casou-se 2 vezes e tem 4 filhas: do primeiro casamento, com Adua, que durou 34 anos, teve Lorenza, Christina e Giuliana. Depois casou-se com Nicoletta Mantovani (1969), com quem ficou até sua morte. Ela teve gémeos (Alice e Riccard (2003)), mas, devido às complicações no parto, apenas a menina sobreviveu.

Também se tornaram célebres os concertos e os respectivos cds que gravou de, Pavarotti & Friends, cantando com muitos cantores ligeiros, especialmente para causas beneficentes, nas quais se envolveu bastante.
Iniciou a sua tournée de despedida em 2004, aos 69 anos, após quatro décadas de palco.
Pavarotti actuou pela última vez na New York Metropolitan Opera em 2004, recebendo uma ovação de 11 minutos. Em 2004 anunciou a tournée final em 40 cidades.
Pavarotti actuou duas vezes em Portugal. A primeira em 1991 no Coliseu de Lisboa num concerto denominado "Uma Noite com Luciano Pavarotti". Em 2000 actuou no Estádio São Luís, em Faro, com cenário do arquitecto Tomás Taveira. Na viagem entre Lisboa e Faro, partiu-se um vidro do jacto privado do cantor, a cabine despressurizou e o avião caiu mais de três mil metros. O tenor não ganhou para o susto, comentando "Desta vez safei-me". O incidente resultou numa otite e alguns problemas nas cordas vocais, pelo que teve de receber tratamento numa clínica próxima de Faro.

Sem comentários: