«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quarta-feira, 6 de maio de 2009

SANTA-RITA PINTOR (1889-1918)

Só conheço esta fotografia de Santa-Rita Pintor, uma pessoa realmente estranha, antes de morrer pediu à família, para destruir todas as suas pinturas. Ficaram apenas dois quadros, o Orfeu no Inferno (colecção privada) e Cabeça.
Guilherme Augusto Cau da Costa de Santa-Rita (Santa-Rita Pintor) - pintor e escritor, que introduziu o Futurismo em Portugal.
Em 1910 foi bolseiro na Academia de Belas Artes de Paris, posição que perdeu devido às suas ideias monárquicas e às más relações com o embaixador de Portugal, João Chagas.
Regressado a Lisboa em 1914, planeou publicar o Manifesto Futurista, de Filippo Tommaso Marinetti, tarefa que nunca realizou, apesar da autorização do autor.
Santa-Rita Pintor, apareceu como personagem, na novela de Mário de Sá Carneiro,
A Confissão de Lúcio.
Em 1915, publicou quatro desenhos, na segunda (e última) edição da revista Orpheu. Nesse mesmo ano, foi um dos organizadores de um grande congresso de jovens artistas e escritores em protesto contra a apatia da velha geração.
Em conflito com o grupo da revista Orpheu, publicou a sua própria revista Portugal Futurista, da qual só saiu um número no final de 1917, onde aparecem quatro reproduções de quadros seus. Morreu em 1918, no mesmo ano que Amadeo de Souza-Cardoso, marcando o fim da primeira fase do modernismo português
.

Sem comentários: