«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

quinta-feira, 7 de maio de 2009

JOSEFA DE ÓBIDOS (Sevilha 1630 - Óbidos 1684)








Josefa de Óbidos, (Josefa de Ayala Figueira), nasceu em Sevilha, era filha de Baltazar Gomes Figueira, pintor português natural de Óbidos, com obra em Évora, que estava a trabalhar em Sevilha, onde veio a desposar D. Catarina de Ayala Camacho Cabrera Romero, natural da Andaluzia.
Em 1634, quando tinha apenas quatro anos de idade, os pais de Josefa regressam a Portugal e estabeleceram-se na Quinta da Chapeleira, em Óbidos. Ali decorreu a educação de Josefa, manifestando desde cedo, vocação para a pintura e para a gravura em metal, em lâminas de cobre e prata, um género denominado como pontinho. Foi especialista na pintura de flores, frutas e objectos inanimados. A influência exercida pelo barroco tornaram-na uma artista com interesses diversificados, tendo-se dedicado, além da pintura, à estampa, à gravura, à modelagem do barro, ao desenho de figurinos, de tecidos, de acessórios vários e arranjos florais.
Aos 19 anos de idade, fez a gravura da edição dos Estatutos de Coimbra. Trabalhou em seguida como pintora, para diversos conventos e igrejas. Pintou para a Capela do Noviciado do Convento de Varatojo, uma excelente Nossa Senhora das Dores e, no coro, um Menino Jesus. Também pintou para o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de São Jerónimo, em Évora, onde existe um Cordeiro decorado com flores, que passa por ser um dos seus melhores trabalhos.
Como retratista da Família Real Portuguesa, destacam-se os seus retratos da rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia, esposa de D. Pedro II, e de sua filha, a princesa D. Isabel, que foi noiva de Vítor Amadeu, duque de Sabóia, a quem esse retrato foi enviado.
A Academia de Belas Artes também possui um quadro de Josefa de Óbidos.
Tendo vivido quase sempre na Quinta da Capeleira, a reputação que granjeou era de tal ordem, que muitos dos que iam tomar banhos às Caldas da Rainha, se desviavam de seu caminho, para irem a Óbidos cumprimentá-la.

Sem comentários: