«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 19 de maio de 2009

MÁRIO-HENRIQUE LEIRIA (1923 - 1980)

Mário-Henrique Leiria, foi aluno da Escola Superior de Bela Artes, de onde foi expulso em 1942, por motivos políticos. Participou nas actividades do Grupo Surrealista de Lisboa. Depois de ser preso pela PIDE, instalou-se no Brasil, onde desenvolveu várias actividades, como a de encenador e de director literário. Voltou a Portugal em 1970. Publicou Contos do Gin-Tónico, Novos Contos do Gin, Imagem Devolvida, Conto de Natal para Crianças, Casos de Direito Galáctico,entre outros. Chefiou a redacção de O Coiso, suplemento semanal do diário, A República. Aderiu em 1976 ao PRP - Partido Revolucionário do Proletariado. Alguns textos seus, escritos em colaboração, foram recolhidos na Antologia Surrealista do Cadáver Esquisito, organizada por Mário Cesariny.
Conheço, Contos do Gin-Tónico, uma série de pequenas histórias surrealistas. Por acaso, quando Mário Viegas, há uns anos dirigiu o Teatro Experimental do Porto, levou à cena um espectáculo, onde teatralizava estes contos e às tantas virou-se para mim e contou-me a história da nêspera.

Sem comentários: