«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 5 de maio de 2009

LUÍS PINTO-COELHO (1942-2001)






Luís Braamcamp Freire Pinto Coelho, nasceu em Lisboa e viveu em Madrid desde 1961 até à sua morte, vítima de cancro. Em 1959 iniciou o curso de pintura e escultura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, mas com 19 anos mudou-se para Madrid, onde começou a trabalhar no atelier do pintor espanhol Luís Garcia Ochoa, o seu mestre. Teve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.
A obra de Pinto-Coelho está representada em mais de um milhar de colecções particulares em todo o mundo e em variados museus, tanto em Portugal, como no estrangeiro. Luís Pinto-Coelho participou em numerosas exposições colectivas e realizou 54 exposições individuais. Retratou várias personalidades, entre as quais se destacam o Rei D. Juan Carlos I de Espanha, o Grão-Duque Jean do Luxemburgo, o Rei Simeão II da Bulgária, o Presidente Kamuzu Banda do Malawi, o Príncipe Alberto do Mónaco, a Arquiduquesa Sofia de Habsburgo, Isabel Preysler, Hans Rausing, Amália Rodrigues, o Dr. Azeredo Perdigão, o General António Ramalho Eanes, o Cardeal Patriarca de Lisboa D. António Ribeiro, Belmiro de Azevedo e o escritor José Saramago.
Embora se tenha destacado como retratista, a sua obra mais pessoal, muito mais criativa e rica, num estilo próprio, abrange temas muito diversos, como personagens históricos, tauromaquia, cenas populares ou fantasias.
Para além da pintura de cavalete, Luís Pinto-Coelho também realizou numerosos trabalhos experimentando outras formas de expressão artística como a cerâmica, a pintura mural, a escultura, a cenografia, as artes gráficas, a fotografia, a decoração, o design, a tapeçaria e a gravura. Entre estes trabalhos destacam-se os que realizou para vários Bancos e Empresas.
Em 1980 foi distinguido pelo Governo português com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Sem comentários: