«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sexta-feira, 15 de maio de 2009

UPP-HC-DIAS DE PARAÍSO-TERRENCE MALICK

REALIZAÇÃO: TERRENCE MALICK
FOTOGRAFIA: NESTOR ALMENDROS
INTERPRETAÇÃO: RICHARD GERE, SAM SHEPARD
O filme é passado no campo, numa região paradísiaca onde o fotógrafo Almendros, tem um ambiente excelente, para explorar. A fotografia é algo que sobressai neste filme – BELISSIMO.
O argumento baseia-se num trabalhador miserável (Richard Gere), que anda em busca de trabalho de sítio em sítio, juntamente com uma irmã mais nova. Vão parar a uma grande fazenda, onde conhecem uma rapariga por quem ele se apaixona. Essa mesma rapariga cativa o dono da fazenda (Sam Shepard) e como o mesmo tem uma doença, que lhe dá pouco tempo de vida, os dois decidem que ela case com ele, porque depois da morte do dono da fazenda, ficam ricos. O dono da fazenda é convencido que são todos irmãos e todos ficam lá a viver. Um dia vê os dois a beijarem-se e descobre que foi enganado, vai matar o rapaz e acaba por ser morto, pelo mesmo. Os três fogem, mas são perseguidos pela polícia que acaba por matar o rapaz. A rapariga leva a miúda para um internato e mete-se num comboio, optando novamente por uma vida à deriva. A miúda foge do internato com outra e seguem as duas também à deriva.

-----------------------------------------------------------------
TERRENCE MALICK
Terrence "Terry" Malick, nasceu em Waco, (Estados Unidos) em 1943. Estudou filosofia nas Universidades de Harvard e Oxford. Deu aulas, foi freelancer no Newsweek, The New Yorker e na revista Life. Relativamente ao cinema escreveu guiõs, foi director e produtor de filmes. Realizou apenas cinco filmes na sua carreira, tendo ficado conhecido pelo hiato que existe entre cada um deles.
Filmografia: Lanton Mills [Documentário] (1969); Badlands [NOIVOS SANGRENTOS] (1973), Days of Heaven [DIAS DE PARAÍSO] (1978), The Thin Red Line [BARREIRA INVÍSIVEL] (1998) e The New World [A ÁRVORE DA VIDA](2005)
Prémios: Ganhou o Prémio de Melhor Realizador, no Festival de Cannes, por Days of Heaven (1978). Ganhou o Urso de Ouro, no Festival de Berlim, por The Thin Red Line (1998).

Sem comentários: