«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 9 de maio de 2009

ORQUESTA DO NORTE - MENDELSSONH - 200 ANOS APÓS A SUA MORTE

DIRECTOR DE ORQUESTRA: VOLKER SCHMIDT.GERTENBACH
PIANISTA: ANNE KAASA
VIOLINISTA: EMANUEL SALVADOR
PROGRAMA:
DUPLO CONCERTO, para violino, piano e orquestra
SINFONIA Nº.4 - «A ITALIANA»

Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847) conhecido como Felix Mendelssohn Bartholdy, foi um compositor, pianista e maestro alemão, do início do período romântico. Mendelssohn nasceu em Hamburgo, filho de um banqueiro, Abraham Mendelssohn, e de Lea Salomon, neto do filósofo Judaico-alemão Moses Mendelssohn, nasceu numa família judia notável, mais tarde convertida ao cristianismo. Começou a compor aos nove anos. Felix cresceu num ambiente de intensa efervescência intelectual. As maiores mentes da Alemanha foram visitas frequentes da sua família na casa em Berlim, para onde mudaram em 1811. Os pais tentaram dar a Felix e aos seus três irmãos a melhor educação. A sua irmã Fanny Mendelssohn, tornou-se conhecida pianista e compositora.
Mendelssohn era considerado uma criança prodígio. Começou a ter lições de piano com a mãe aos seis anos. A partir de 1817, estudou composição em Berlim. Escreveu e publicou o seu primeiro trabalho, um quarteto para piano, aos treze anos. Mais tarde teve aulas de piano com o compositor e virtuoso Ignaz Moscheles. Na Inglaterra, a reputação de Mendelssohn manteve-se elevada durante muito tempo. A Rainha Victoria demonstrou o seu entusiasmo, quando no Crystal Palace foi construída em 1854, uma estátua de Mendelssohn.
Morreu precocemente com 38 anos, há a tese que foi motivada por uma paixão não correspondida pela soprano sueca Jenny Lind, que era casada. Mendelssohn tinha-lhe escrito uma carta, propondo que ela fugisse com ele para os Estados Unidos e ameaçando suicídio perante uma recusa. Supõe-se que Jenny, de fato, recusou. Meses depois, Mendelssohn morreu.
A sua obra é vastíssima em todos os géneros: Música de Câmara (quartetos, sonatas, peças para piano, Lieder), Sinfonias, Aberturas, Música Sacra para Coro e Orquestra, (Oratórios, Motetos, Cantatas, Salmos) Concertos para Violino e Piano, Óperas e a célebre suíte para orquestra e voz,
A Midsummer Night's Dream.
Deste compositor tenho: O Duplo Concerto para violino e piano, com a participação de Gerardo Ribeiro e Pedro Burmester, tenho Sonhos de uma Noite de Verão, as Sinfonias nº.3 (ESCOCESA) e nº.44 (ITALIANA), um Concerto para violino, com o grande violinista Isaac Stern e a Oratória ELIAS. Obviamente que já assisti a vários concertos, onde ouvi outras composições, inclusivamente muita música de câmara.

Sem comentários: