«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

terça-feira, 19 de maio de 2009

VELOSO SALGADO (1864 - 1945)






José Maria Veloso Salgado, nasceu em Ourense (Espanha), mas naturalizou-se português. Foi um pintor retratista e histórico.
Veio para Lisboa em 1875 e tirou o curso na Academia de Belas-Artes. Mais tarde foi para Paris como bolseiro, tendo exposto pela primeira vez em 1889 no Salon.
A sua primeira obra a ser reconhecida foi “Amor e Psique” em 1891, a que se seguiu o “Retrato do Conselheiro Venceslau de Lima”.
Antes de regressar a Lisboa, passou por Florença, onde executou em 1892 o quadro “Jesus” que é uma das suas obras mais admiradas.
Prémios - Hábito da Ordem de Santiago, Medalha de ouro (Rio de Janeiro), Medalha de ouro (São Francisco), Medalha de honra (Sociedade Nacional das Belas Artes – Lisboa)
1ª Medalha do Grémio Artístico de Lisboa (1894), Medalha de ouro em Munique, Medalha de prata em Antuérpia, Medalha de 1.ª classe (exposição universal de Berlim)
Medalha de 1.ª classe (exposição universal de Paris), Académico de mérito da Academia Portuense de Belas Artes.
Os quadros deste pintor estão expostos em diversos locais como: Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, Palácio da Bolsa no Porto, Casa Museu Teixeira Lopes em Vila Nova de Gaia, Museu do Chiado em Lisboa, Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha.

Sem comentários: