«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 4 de maio de 2009

HENRIQUE MEDINA (1901- 1988)

Henrique Medina, nasceu no Porto, era filho de pai espanhol e mãe portuguesa. Aos 10 anos foi apresentado ao professor José de Brito da Escola de Belas Artes do Porto que surpreendido com a sua habilidade consentiu que assistisse às suas aulas.Também teve aulas com Acácio Lino e Marques de Oliveira. Em 1919, interrompeu o curso na Escola Superior de Belas Artes do Porto, para prosseguir estudos em Paris, onde permaneceu sete anos. Em seguida mudou-se para Londres, aí viveu dez anos e teve um estúdio. Foi depois para Roma onde pintou o retrato de Mussolini. Na execução desta obra ocupou cinco sessões matinais no gabinete do ditador, que não interrompeu o seu trabalho. Trabalhou também no Brasil e na Argentina.
Depois residiu sete anos em Hollywood, num estúdio que manteve após o regresso a Portugal. Retratou os artistas da época como Greer Garson, Linda Darnell, Mary Pickford, Madeleine Carol e Ann Miller. Também pintou nomes da música como Jannete MacDonald, Lily Pons e Galli Curcci, estas últimas telas estão expostas no Metropolitan Opera House em Nova Iorque. Pintou também o quadro do filme, O Retrato de Dorian Gray e o retrato de Greer Garson utilizado no filme, Mrs Parkington que faz parte do museu da Metro Goldwin Mayer. Em seguida veio para a Europa e esteve na Suécia, Dinamarca e Espanha. Voltou a Inglaterra, mas devido à II Guerra Mundial foi para o Brasil e depois para os Estados Unidos, onde viveu sete anos.
Em Portugal pintou cinco presidentes da República: António José de Almeida (1932), Óscar Carmona (1933), Sidónio Pais (1937), Canto e Castro (1937) e Américo Thomaz (1957), homens da ciência como Egas Moniz (1950) e José Gabriel Pinto (1957). Pintou também o compositor Cláudio Carneiro (Paris 1921), o Cardeal Cerejeira (1934), o bispo do Porto António Ferreira Gomes (1981) e o Arcebispo de Braga Eurico Dias Nogueira, além de António de Oliveira Salazar (1939).
Desde tenra idade, passava férias em casa de família na freguesia de Marinhas, concelho de Esposende, à qual regressou definitivamente em 1974, onde se dedicou aos retratos da vida rural, que o acompanhou durante os seus primeiros anos de vida.
A maior colecção de obras do autor está em Braga no Museu Medina, composta por 50 óleos e ainda diversos desenhos da autoria do pintor. Está representado em bastantes instituições e colecções portuguesas.
TIVE O PRIVILÉGIO DE TER VISTO UMA GRANDE RETROSPECTIVA DA SUA OBRA, NO PALÁCIO DA BOLSA.

Sem comentários: