«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

sábado, 9 de maio de 2009

UP-LOS OLVIDADOS de LUIS BUÑUEL

Já tinha visto este filme, depois do 25 de Abril, quando pode ser visto em Portugal, mas é sempre um filme a rever, considerado Património Mundial pela UNESCO.
O filme foi filmado no México, num bairro pobre onde os miúdos andam à deriva, alguns deles sem pai, nem mãe e outros que, mesmo com família, não são norteados, por valores afectivos e morais. Isto hoje em dia infelizmente continua e deve ter tendência a aumentar, consequência do desequilíbrio social. Este filme fez-me lembrar «FEIOS, PORCOS E MAUS», do Scola. Discutiu-se a maldade que existe nestes meios, já que as duas personagens principais, são Pedro que quer ser bom e Jaibo, que sempre o desencaminha. Obviamente que não se trata de uma apreciação maniqueísta, Pedro não é sempre bom e Jaibo é um pobre infeliz, só no mundo. Eu não considero que a maldade seja apanágio da pobreza, em todas as classes sociais há gente má, a maldade é algo intrínseco ao homem e numa situação de miséria, tem mais terreno para se expandir, devido à revolta ou a muitas revoltas. O filme mostra cruelmente a miséria humana, como mais tarde se viu em filmes, como: Pixote, Amor Cão e A Cidade de Deus.
Relativamente ao realizador LUIS BUÑUEL, há pouco tempo escrevi aqui sobre ele, é dos meus realizadores preferidos, embora tenha muitos.

Sem comentários: