«Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade. » Pirandello

segunda-feira, 4 de maio de 2009

ANDRÉ MALRAUX E ROGER VAILLAND

Dois escritores franceses, que descobri há anos, nas minhas idas aos alfarrabistas, como tantos outros. Para quem não tinha muito dinheiro e gostava de ler, era uma maneira mais económica de comprar livros. Devo muito aos alfarrabistas e louvo o seu trabalho a bem da cultura.
André Malraux (1901-1976) - escritor francês de assuntos políticos e culturais e também um grande pensador da época. Foi enterrado no Panteão de Paris, local destinado a personalidades notáveis da França. Hannah Arendt num ensaio sobre as contribuições europeias contemporâneas para a filosofia política, discute a obra de Malraux. Foi amigo pessoal de Camus, assim como de Charles De Gaulle. Participou activamente da resistência francesa durante a ocupação nazi na Segunda Guerra Mundial.
Dos vários livros que escreveu li, A CONDIÇÃO HUMANA, que ganhou o Prémio Goncourt.


Roger Vailland (1907-1965), romancista, ensaísta e dramaturgo francês.
Dos seus romances destacam-se: Drôle de jeu, Les mauvais coups, Un jeune homme seul, 325 000 francs e La loi.Venceu o Prix Goncourt. O SEU ESTILO CONSERVA SEMPRE A BREVIDADE, A CLAREZA QUASE CIRÚRGICA E UMA ESPÉCIE DE SECURA SEM PAISAGEM, SEM ABANDONO, QUE CONTRIBUI PARA CRIAR A TENSÃO DRAMÁTICA.
LI: 325.000 FRANCOS E CABRA-CEGA.

Sem comentários: